Artigos:

Como Armazenar Seu Carro Antigo

Como Armazenar Seu Carro Antigo

 

Como Armazenar Seu Carro Antigo. Ter um carro antigo é um verdadeiro tesouro para muitos entusiastas de automóveis. No entanto, quando chega o momento de deixar o veículo inativo por um período prolongado, é essencial tomar algumas medidas para garantir que ele seja preservado adequadamente. Neste guia completo, vamos explorar todas as etapas necessárias para armazenar seu carro antigo e protegê-lo dos efeitos do tempo. Desde cuidados básicos até recomendações específicas, aqui você encontrará todas as informações que precisa para manter seu carro antigo em perfeitas condições.

 

Como Armazenar Seu Carro Antigo

O Que Precisa Fazer para Armazenar seu Carro Antigo

Pensando nos carros que passam algum tempo descansando e nos proprietários que gostariam de sempre ter seus veículos à disposição, pensamos em um rápido guia de como evitar ao máximo a ação do tempo nos veículos quando inativos. Talvez uma das maiores frustrações de um entusiasta seja a de acordar em um domingo ensolarado, louco de vontade de dar uma volta no seu carro antigo, seja um clássico ou um Hot Rod, e não conseguir por algum problema qualquer. Carros, assim como pessoas, precisam de atividade. Enquanto parados, muitas coisas podem acontecer, desde a perda da carga da bateria até o travamento dos freios. A intenção aqui é passar algumas sugestões gerais para a armazenagem de curto prazo.

 

Como Armazenar Seu Carro Antigo

Cuidados ao Armazenar seu Carro Antigo

Antes de encostar o seu carro, dê um bom banho nele com especial atenção aos insetos na pintura e vidros, que quando ressecam, ficam muito difíceis de remover e, em alguns casos, podem deixar marcas permanentes. Encere o carro por inteiro, mas não de brilho, a ideia aqui é deixar uma camada de cera para proteção da pintura e cromados durante o tempo de inatividade do automóvel. Passe lubrificante (tipo WD40) nas borrachas, tubos de borracha e pneus. Dependendo do período em que o carro ficará parado, é aconselhável trocar o óleo, ou simplesmente removê-lo caso o período seja bem longo. Neste caso, o melhor é drenar o óleo ainda quente para que não sobre nada e que ao sair o mesmo leve boa parte das “sujeiras” que podem haver no sistema. O mesmo pode ser feito com o fluido de freio, trocar por um novo ou remover dependendo do tempo de armazenamento. É também recomendável engraxar e lubrificar os feixes de molas, juntas e rolamentos, e demais itens da suspensão e direção.

O combustível costuma ser um grande vilão dos carros parados por tempo prolongado. Não existe uma média de tempo para a vida útil do combustível no tanque, mas é certo que dependendo da gasolina e das condições de temperatura e umidade, ela pode causar problemas em curto espaço de tempo. Ela pode causar entupimento nos dutos do carburador, por exemplo. Drenar o tanque é a melhor opção, porém existem produtos importados que “estabilizam” a gasolina e aumentam a sua durabilidade. O fato é: a partir de 2 semanas já existe perda de eficiência da gasolina em seu tanque.

 

Como Armazenar Seu Carro Antigo

Fluidos de Arrefecimento e Freio

Quase me esquecendo, o fluido do sistema de refrigeração também deve ser drenado, especialmente quando o fluido é somente água. Desnecessário lembrar que nenhuma bateria manterá a carga por longo período de tempo enquanto permanecer ligada, contudo, não é totalmente recomendável retirá-la, apenas desligar os polos. O ideal é remover a bateria, limpá-la bem com bicarbonato de sódio e guardá-la em local seco e à sombra, evitando o contato direto com o chão. Isso não garantirá que sua bateria tenha carga, mas pelo menos ela ainda poderá ser usada (recarregada).

Levante o carro e o mantenha sobre cavaletes apoiados nos pontos corretos da suspensão. Aproveite para remover as rodas e mantê-las empilhadas, tomando o cuidado de colocar entre elas algum tipo de isolante, como papelão. Apesar de haver controvérsias, o recomendado é pressionar o pedal da embreagem e fixá-lo assim com algum tipo de suporte. Após algum período inativo, a chance do disco colar ao volante do motor é grande.

Tampe o carburador e a saída do escapamento com um plástico para evitar a entrada de sujeira ou insetos, se for o caso. Baixe os vidros do carro para permitir circulação de ar e coloque no interior do carro e no porta-malas vidros abertos com bicarbonato de sódio para absorver umidade.

Agora seu carro está pronto para receber uma capa, levando em consideração que capas plásticas, apesar de deterem água, não respiram. Já as feitas de algodão/poliéster não resistem a líquidos e retêm calor, enquanto as de tecido permitem melhor circulação de ar além de serem mais amigáveis com a pintura do carro, mas não detêm água. Portanto, dependendo do ambiente onde o seu carro vai “dormir”, escolha uma capa apropriada.

Parece algo trabalhoso guardar um carro desta forma, mas uma coisa é certa, na hora de acordá-lo para a vida, será muito mais fácil… e barato.

 

Como Armazenar Seu Carro Antigo

Conclusão

Armazenar um carro antigo corretamente é essencial para preservar seu valor e mantê-lo em boas condições. Seguindo as orientações deste guia, você estará dando os passos necessários para proteger seu veículo dos efeitos do tempo e garantir que ele esteja pronto para o uso quando você desejar. Lembre-se de realizar a manutenção adequada antes de armazenar o carro, como trocar o óleo, lubrificar as peças móveis e drenar os fluidos. Além disso, utilize uma capa adequada e mantenha o carro em um local seco e seguro. Com esses cuidados, seu carro antigo continuará sendo uma fonte de prazer e admiração por muitos anos.

Não deixe que o tempo e a inatividade prejudiquem seu carro antigo. Siga estas dicas e aproveite ao máximo a experiência de ser proprietário de um veículo clássico. Seu carro antigo merece todo o cuidado e atenção para continuar encantando gerações futuras.

Veja Também:

O Charme do Chevette 1975: O Carro Antigo Preferido pelos Fãs

Multa por Estepe Vencido: Mitos e Verdades

Carros Esportivos Baratos

Carros Esportivos Nacionais da Década de 70: Uma Jornada pela Nostalgia

GOL: Para de ser produzido o carros mais vendido da Volkswagen

Gol GTi: A Lenda dos Esportivos Nacionais dos Anos 80

Jetta GLI: Edição especial de 40 anos

Puma GTE 1979: O Carro que Superou os Esportivos da Época

 

Confira nossa Lista de Eventos:

lista de eventos 

Fotos: Wikipédia

Fonte: Carros Legais

Artigos Relacionados