Artigos:

História Da Ford

A primeira companhia fundada por Henry Ford, foi nomeada como Henry Ford Company, em 3 de novembro de 1901. Cerca de quase um ano depois ela se tornou a Cadillac Motor Company, logo depois Henry deixa a companhia e carrega os direitos de seu nome. A Ford Motor Company foi fundada em 1903.Nos primeiros anos , a montadora produzia poucos carros por dia em sua única fabrica em Detroit, nos Estados Unidos, com grupos de três homens trabalhando por carro.

Na década seguinte a Ford começou a liderar o mundo com o seu sistema de produção em massa e de gestão, o conceituado modelo do fordista de montagem. Em 1908, Henry Ford introduz o primeiro motor com cabeça de cilindro removível no Modelo T. Na década de 30, a montadora apresenta o Modelo A, o primeiro carro com o vidro para-brisa temperado para maior segurança.

Ford: Inovação

Em 1932, a ford inova e lança o primeiro motor V8 de baixo custo. Mais de 20 anos depois, a fábrica passa a oferecer o primeiro pacote de segurança automotiva que incluía inovações como volante com regulagem de profundidade, grade frontal, os primeiros cintos-de-seguranças dos bancos traseiros e um painel de instrumentos opcional. Além das travas de seguranças para crianças na porta em 1957 e nesse mesmo ano a primeira capota rígida retrátil e um carro de seis lugares produzido em massa. O Mustang é introduzido na linha produção em 1964 e no ano seguinte a inovadora luz-de-aviso do cinto de segurança.

Nos anos 80, começa a surgir uma grande quantidade de novos veículos de sucesso ao redor do mundo. Com isso a empresa lança o seu famoso slogan da época: Você tem dirigido um Ford, ultimamente?, com a intenção de trazer novos consumidores para a marca e fazer com que seus veículos parecessem mais modernos. Nos meados do anos 90, a companhia continua a vender uma grande quantidade de veículos, em uma economia americana estável e com baixo preço de combustível. Com a chegada do novo milênio, os gastos com planos de saúde, aumento do preço de combustível e a economia se desfazendo em um mercado em quedas, ocasionou o declínio das vendas e a redução da margem de lucros.

 

 Ford no Brasil

A instalação da filial brasileira foi em 1919,que daria seus primeiros passos em nosso país a partir de um pequeno depósito de dois andares na Rua Florêncio de Abreu, em São Paulo, onde iniciou-se a montagem de automóveis Modelo T, ainda com peças importadas, e caminhões Modelo TT. A empresa tornou-se com isso a primeira fabricante de automóveis a se estabelecer em território nacional.

No ano de 1920, o presidente da República, Epitácio Pessoa, dá autorização formal para o funcionamento das operações da montadora no Brasil que então deixa seu modesto depósito da Rua Florêncio de Abreu para um endereço maior, em antigo ringue de patinação na Praça da República. Nesta época aumenta a demanda dos brasileiros pelo Ford Modelo T e pelos caminhões da empresa, o que leva a empresa americana a iniciar a construção de sua primeira grande fábrica no país. A produção tinha ritmo pesado: foram feitas cerca de quatro mil unidades em um ano. A sede da marca foi criada no mesmo bairro do Bom Retiro. A linha de montagem em série, uma invenção da montadora, foi a primeira do Brasil e logo a capacidade de produção passou a ser de 4.700 automóveis e 360 tratores por ano.O número saltou para 24.250 veículos em 1925.Substituto do T, o novo modelo A chegou em 1928. Era uma grande evolução diante do antigo carro, um sucesso de vendas, porém desatualizado àquela altura.

Lançamento

O primeiro automóvel lançado pela montadora do Brasil foi o Galaxie 500 em abril de 1967, igual ao modelo norte-americano de 1966, exceto pela motorização, e era na época o mais moderno automóvel fabricado no Brasil. Ainda em 1967, a Ford do Brasil adquiriu o controle acionário da Willys Overland do Brasil, herdando então um projeto de carro médio que viria a ser lançado em 1968 depois de extensas modificações, o Corcel. Nas décadas seguintes vieram diversos modelos como o Corcel II, a Belina (perua), o Del Rey, o Escort, entre outros. Neste contexto, foi inaugurada a unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Em 2001, foi inaugurada a unidade de Camaçari, na Bahia, onde foram fabricados os modelos,  Courier, Fiesta, EcoSport e Ka, foram os modelos desta fábrica, sobretudo Fiesta e EcoSport, que impediram a Ford de deixar o Brasil na década de 2000, quando aliás a unidade da Vila Prudente foi desativada em 2001 e depois demolida para a construção de um shopping center.

A filial brasileira da montadora, que entre 2003 e 2014 chegou a dar mais lucro que a matriz, anunciou em 2019 e 2021 o encerramento de suas fábricas no Brasil em virtude do difícil cenário econômico, continuando apenas com modelos importados. Em 11 janeiro de 2021, a empresa anunciou o fim da produção no Brasil e o fechamento de suas fábricas em Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE). A Ford Motor Company também anunciou o fim da produção dos automóveis Ford Ka e EcoSport no Brasil, porém continuaria produzindo peças por algum tempo e iria demitir mais de 5 000 funcionários de suas três fábricas e também na Argentina.

Confira nossa lista de eventos 

 

fonte: Autoesporte

Artigos Relacionados